Entregador de pizza - mais uma novidade dos bandidos


Pânico e impotência. Foi isso que vi no rosto de uma amiga que me contou o que ocorreu ontem à noite em frente ao portão de sua casa.

Sua sobrinha e um vizinho - ambos adolescentes - conversavam em frente a casa, quando dois sujeitos pararam uma em moto. Um deles estava com um baú igual dos entregadores de pizza!

O carona desceu e pediu o celular da sobrinha dela, que se recusou, ele partiu então para o garoto que estimulado pela postura da garota também recusou entregar seu celular.

O bandido partiu pra cima do garoto tentando tirar a força, a garota passou a chamar seus familiares que correram pra ver o que estava acontecendo.

Minha amiga sempre diz que sua rua é tranquila, todos moram lá há anos, e todos se conhecem.

Ela seguiu contando que o irmão dela sem pensar, entrou em briga corporal com o bandido e ela também acabou dando um soco no infrator.

Os dois estavam sem capacete e vestiam blusas com capuz, o que segundo ela, dificultou na visualização de características dos bandidos.

Ela e o irmão reconheceram que agiram por impulso ao tentar impedir o assalto. Tudo foi muito confuso e rápido.

Nesse ponto que quero chegar.

Confuso e rápido. Ouvimos e vemos especialistas falando que não se deve reagir em caso de assalto. Mas olha a situação: Para minha amiga e o irmão dela ali estavam duas pessoas aparentemente indefesas, correndo risco de vida. Qualquer pessoa num ímpeto de amor a vida, pode sim tomar uma atitude como essa, sem pensar nas consequências. O que não tira o perigo da ação, isso é importante deixar claro!

Quando bandidos saem pra rua, saem dispostos a ganhar ou perder, e se ele perder a viagem em um assalto frustrado, ele certamente vai querer ganhar deixando a vítima ferida, ou num extremo, morta.

O que eles fizeram é justificável pelo instinto de preservação dos adolescentes que estavam em perigo.

Os adolescentes fizeram errado não entregando os celulares também, afinal nossa vida é o bem mais precioso, não vale o preço de um celular, ou de qualquer outro bem material.

Agora falemos sobre outro foco. Em regiões periféricas há muitas pizzarias que contratam moto boys e não se importam em saber se a moto que vai representar seu comércio, é ou não moto roubada. Não dão a mínima importância para um detalhe que pode fazer muita diferença!

Há muitas motos rodando pelas ruas de São Paulo conduzindo nossa pizza quentinha, que não pertence ao condutor!

Isso mesmo! Roubam a moto, e quando são parados (isso quando são parados!) numa blitz policial, alegam que o veículo é fruto de leilão por isso a falta de documentação.

O que o policial vai fazer?! Prender o "pobre trabalhador"?! Antes ele trabalhando do que roubando! Mas e quando ele está trabalhando, roubando pessoas na rua e roubando moto de verdadeiros trabalhadores?!?!? 

Acredito que deveria haver obrigatoriedade de propaganda nessas caixas de entrega de pizza! E que nenhum entregador pudesse transitar livremente sem capacetes <<< neste caso, existe legislação que não é cumprida!

É necessário que um alerta para que fiquem atentos a motoqueiros que andam por ai, sem qualquer identificação, se passando por entregadores de pizza.

Geralmente eles não trazem nenhuma propaganda de pizzaria, andam com faróis desligados, ziguezagueando pelas ruas como malucos e sem capacetes.

A polícia precisa não apenas realizar blitz para pegar alguns números de RG para apresentar estatísticas ao Governador.

O que é população precisa é de um policiamento ostensivo, para que não fiquemos reféns de ações como essa, e outras que chegam ao extremo da violência urbana.

E por outro lado a sociedade não pode ficar muda, a mercê de tudo que acontece. Precisamos divulgar situações assim, para que outros fiquem atentos, precisamos fazer valer o poder do nosso voto.

Noh Oliveira

3 comentários:

  1. Concordo com a divulgação do fato e penso que a reação não é uma boa alternativa.
    Por sorte tudo acabou bem!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ana! Se a a população ficar inerte, não haverá políticas de segurança pública efetivas!!
    Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  3. A questão é até quando teremos que aguardar por políticos de verdade!
    ;)

    ResponderExcluir