A Menina do Sapato Caramelo



“A Menina do Sapato Caramelo”, de autoria de Maíra Viana, é um livro digital concebido na intenção de driblar as dificuldades de entrada no mercado editorial impresso. A obra, lançada gratuitamente na internet, pode ser “folheada” na web e também baixada, na íntegra, nos formatos Kindle, Sony Reader e Ipad através do Portal Bookess.

“A idéia é viabilizar o acesso livre à literatura e fugir da eterna dependência que os novos autores encontram para bancar, lançar e divulgar seu trabalho na versão impressa! Numa época em que os e-books estão em voga, escolhi esse caminho para interagir com o público leitor e fazer a minha parte dentro do debate da internet livre e do papel das redes sociais na disseminação das mais variadas produções artísticas”, explica a escritora.

A “Menina do Sapato Caramelo” sensibiliza o leitor com seu conflito e surpreende com interrogativas que vão além de seu próprio dilema: “Será que tudo o que eu escolho me torna quem sou e define o que vai acontecer comigo?”. A partir desse questionamento, a personagem coloca em perspectiva sua identidade e o mundo que a cerca. “Quando as coisas não saem como esperamos, podemos nos enraizar ou considerar outras opções modificadoras da realidade que se insurgem diante de nossos olhos”, revela a autora.

Maíra nos conta suas histórias com a delicadeza da prosa poética que lhe é peculiar associada à força metafórica tão presente em sua obra. Seus personagens se apresentam em camadas de profundidade psicológica que revelam um olhar inquieto e questionador diante do mundo e do que se insere na realidade das situações cotidianas.

A ""menina das palavras”, como carinhosamente é chamada por seus leitores, traz à tona, nesta obra, a fabulação do universo infantil posta em perspectiva. No curioso mundo da escritora, um sapato nunca é somente um calçado, e sim a representação simbólica de seu uso: caminhar, seguir em frente, ir adiante!

A história do livro foi talentosamente ilustrada por Ariel Fajtlowicz (ver site), desenhista e diretor de arte com mais de dez anos de experiência no mercado editorial e publicitário. Ele conta que mergulhou no processo 100% digital, desde o rascunho até as ilustrações finais, tendo como inspiração as características da personagem citadas no texto além da trajetória iniciada pelo conflito do abandono culminando no momento de superação/libertação representados nesta fábula moderna.

Este é o terceiro livro de Maíra, que já publicou, anteriormente, “O Teatro Mágico em Palavras” e “Menino-Varrido''.

Para acessar o livro digital “A Menina do Sapato Caramelo” na íntegra, basta entrar no Portal Bookess através do link abaixo:


Dica: Clique na opção ''tela cheia'' para ver em alta resoluçao!

Agradecimentos: Portal Bookess (parceria), Timbro Comunicação (assessoria de imprensa), Daniel Febba (revisão), Ariel Fajtlowicz (ilustração), Vinicius Ebersol (webmaster), Guilherme Mazzi (apoio moral) e Rodrigo Rosa e Nathalya Buracoff (divulgação).




Um comentário: