Des(CRIAÇÃO)



Quem me segue no Twitter sabe que amo postar frases de pensadores, escritores e artistas, se tem profundidade eu mando ver ou melhor, mando ler. Compartilho sem dó nem piedade!


Outro dia "gorjeei(risos) - fica meio “feinho” em português, então vamos lá - tuitei a seguinte frase de Pablo Picasso There is no abstract art. You must always start with something Não existe arte abstrata. Você tem sempre que começar por alguma coisa

A frase chamou-me a atenção por traduzir numa breve citação o que a arte abstrata é na prática. Sucinta, clara e objetiva! Arte abstrata se projetando a partir de algo. Não do nada. Não do inexistente. Surgindo e sendo criada de um princípio. Wow! Pensei eu no auge de minhas empolgações - É a mais singela e profunda definição do estilo.

Como sou danada de curiosa quis pesquisar a frase. Vi que ela trazia um pequeno complemento: Afterward you can remove all traces of realityDepois você pode remover todos os traços de realidade.

Minha alma entristeceu fortemente, falo isso sem exageros nenhum e tenho a Anjinha (@Roberta__) como testemunha virtual do fato. Assim que terminei de ler o “adendo” mandei uma Direct Message para ela falando da minha reação e primeiras impressões da frase; ela que não é boba nem nada sugeriu que eu fizesse um post.

Falando um pouco dessa arte posso dizer que é um estilo artístico moderno em que objetos ou pessoas são representados, em pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis, geralmente retratados nas pinturas com pinceladas de cores fortes, transmitindo sentimentos violentos.

Pensei na IMAGO DEI – A Roberta também! risos. Deus concedendo ao homem SUA IMAGEM e criando-o a SUA SEMELHANÇA!  Só em escrever percebo abalar minhas estruturas.

Não quero entrar na teoria de Ícone e Essência, até porque meus argumentos e conhecimentos sobre a teoria são parcos.

Quero falar de Deus formando. Tomando o barro soprando nele o FOLEGO que lhe trouxe vida. Perceba que ELE tomou a matéria, a argila, o barro – como queira - e lhe deu formas, formas “reconhecíveis”, contornos, tecidos, juntas, medulas, articulações, sentidos, sentimentos. Atribuiu a essa criação o posto de COROA de tudo que ELE formou.

Então veio o Lúcifer - Apoliom do grego e Abadom do hebraico - desprovido de luz, aquele descrito em Ap. 9.11 disposto a destruir o homem.

Sua principal intenção é justamente essa: Remover todos os traços de semelhança que o homem tem com o ALTÍSSIMO

  
O homem sob seu domínio tem seu caráter deformado, sua personalidade afetada, sua essência adulterada.

Então o que resta é que lemos todos os dias nos jornais e o que nos são apresentados nos telejornais.

Mata-se por convicções religiosas, por questões de sexualidade, por questões de dinheiro, enfim, destrói-se a forma original. Com um olhar mais atento para a fisionomia dos que estão envolvidos por essa mórbida arte de (des)criação, podemos perceber que lhes falta algo, como se tivessem mesmo conseguido desfocar-lhes toda e qualquer semelhança com o DIVINO.

Pablo Picasso intencionalmente ou não, traçou-nos um perfil do homem desprovido do toque DIVINO, formas inexatas. O homem sem qualquer traço ou conexão espiritual.

Convido-te a parar uns minutos e pesquisar umas imagens sobre o assunto "Arte Abstrata", depois de ler pausadamente faça a leitura da frase: Afterward you can remove all traces of reality Depois você pode remover todos os traços de realidade.
  
Peço porque sei que seu coração doerá tanto quanto o meu tem doído esses dias, e se porventura isso não ocorrer, peça a Deus que lhe restaure a visão da OBRA PRIMA de SUAS mãos. Um alto preço foi pago por essas vidas. Foi derramado sangue inocente para que homens e mulheres pudessem ter sua natureza antes desfigurada e desconfigurada pelo pecado transformada em NOVA CRIATURA para Glória de Deus Pai.
 
Na constante renovação da Criação do PAI
Noh Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário