Pão e Circo




Pão e Circo



Quando penso no Sistema Político Brasileiro sempre me pergunto o motivo de ser tão complexo. Tenho várias teorias, mas a que mais se sustenta é de fato a que os políticos não tem interesse que o povo conheça a "máquina" que os elege e os mantem nas duas casas: senado e câmara. Por isso é complexo e vai continuar complexo, ainda porque o povo também não tem interesse algum em conhecer.

Com muita frequencia ouço coisas do tipo "não gosto de política" ou ainda "políticos são todos corruptos", e por aí vai. Só um detalhe senhoras e senhores que não gostam de política: é esta mecânica chamada de política que controla o nosso dia-a-dia, o valor do pãozinho, do tomate, do seu salário...e, são este políticos corruptos eleitos por "NÓS" que elaboram e aprovam as leis que temos que obedecer.

Assisti embasbacadaos meses a fio em que o STF conseguiu enfim julgar os tais mensaleiros que apesar de não serem considerados "uma quadrilha" se sentirão mais confortáveis sendo "apenas" ladrões, corruptos, desonestos. Não! não são uma quadrilha, são mensaleiros, apenas.

Vi atônita a família do José Genuíno arrecadando dinheiro para pagar o valor que ele deve e me assustei quando vi o montante arrecadado dia a dia. Quem serão os doadores? Porventura serão


os mesmos que também se beneficiaram do mensalão do Genuíno? do José Dirceu?

Tantas profissionais em busca de uma vaga de trabalho honesto e de repente o Delúbio, o José Dirceu são convidados a aceitar vagas de emprego com salários altíssimos?!

Deixa ver se eu entendi direito: o cidadão trabalha, estuda, é honesto e não consegue uma boa vaga de trabalho? Os mensaleiros se elegem para melhorar a vida daquele "outro" cidadão mas ao invés disto ele decide juntar-se a vários outros e montar um esquema de compra de votos a fim de manipular resultados e com isso ganhar muito dinheiro. O tal esquema é descoberto e os responsáveis são julgados e condenados. Na cadeia recebem uma proposta de emprego para um cargo alto, com um salário maior ainda enquanto aquele outro cidadão continua desempregado e vivendo honestamente?

É isso mesmo?

Há uma inversão de valores aqui. Enquanto NÓS, brasileiros, nos interessarmos mais por carnaval e futebol do que por política, continuaremos sendo massacrados diariamente por políticos que vão se reelegendo a cada pleito eleitoral sem se preocupar com a nossa qualidade de vida, com a nossa saúde e com a nossa educação!!!!


Continua o pão e circo...




(Tulipinha)

2 comentários:

  1. Re,
    recomendei este post no Google + com estes dizeres:
    "Um recado aos brasileiros que não pensam, seguem a maioria, votam no time que está vencendo,etc. Para que se cansar politicando? "
    Fico sempre perplexa com a atitude passiva, acomodada desse povo. Nunca me cansarei de falar sobre!
    Muito bom teu texto.
    Grata pela partilha!

    ResponderExcluir