Limpeza do armário e da alma

Chegando o final do ano costumo, junto com minha mãe, separar vários tipos de materiais pra doar ou simplesmente jogar no lixo. O incrível é que sempre me surpreendo com a quantidade de "lixo" armazenado e que estava o tempo todo ali, parado e guardado com minha total conivência, mas enfim... Levamos uma semana, separando e entulhando tudo num canto para que os coletores pudessem levar.


Chegando ao final da semana - era muita tralha guardada! - olhamos satisfeitas para o resultado de nosso trabalho. Tudo parecia muito mais espaçoso, limpo e claro.


Muitos têm o mesmo hábito por acreditar que essa atitude abre as portas para o novo, acho válido, mas minha intenção é mesmo colocar as coisas nos devidos lugares, nesse caso: Lixeira!


Agora fazendo uma reflexão sobre o assunto. Agimos assim com nossos sentimentos e emoções.


Os anos vão passando, correm os dias e meses e lá estamos transformando nosso interior num enorme galpão de lixo não reciclável, pior ainda, com enorme quantidade de material radioativo!


Podemos colocar como variedade de materiais desde uma falha de comunicação até aquelas palavras ou atitudes que denegriram nossa auto estima comprometendo assim nossa auto imagem diante das pessoas.


Então porque não aproveitar que esse momento em que se fala tanto de renovação e fazer uma faxina geral na alma?!


Fiz isso um pouco antes de jogar fora os entulhos domésticos. Quando escrevi o texto Dei férias pra Deus estava justamente relatando essa experiência. Naquele momento estava permitindo-O tomar de volta a direção de meus passos e minha vida.


Foi a troca que o Mestre sugeriu - Trocar nosso fardo pesado, pelo jugo suave de Deus - é bom estar nesse patamar, é maravilhoso saber que, ainda que você esteja sendo conduzido para uma direção desagradável aos seus olhos, o condutor é Alguém que vê além do que vemos, que pensa muito mais alto que pensamos.


Olhe o mar, quantos e quantos restos são jogados dentro dele, porém o mar os repele, afinal lixo não faz parte dele, pelo contrário, os despreza às margens, onde as pessoas certas vão recolher e depositar nos devidos cestos.


É exatamente onde precisa ser deixado o que não serve, às margens para ser recolhido pelos coletores.


Você é uma imensidão de águas, que pode ser contaminada ou não, depende apenas de sua atitude de atração ou repulsão do que é daninho, do que ocupa lugar desnecessariamente.


Percebeu que nas nossas casas guardamos o que achamos que vamos precisar?! Fazemos o mesmo involuntariamente - ou não - com nossa alma. Guardamos o insulto para nos proteger de futuros insultos, guardamos a ira pra nos proteger da ira, criamos uma crosta nojenta de tudo que é pior, e isso nos afeta e nos molda para pior.


Não devemos tomar essa forma, antes pelo contrário, precisamos exercitar o ensinamento do apóstolo Paulo que nos sugere o seguinte: Não tome a forma das pessoas deste mundo, mas transforme-se, renovando sua mente, só assim você vai experimentar de verdade a boa e agradável vontade de Deus. (paráfrase de Romanos 12.2).


Posso te afirmar que meu armário agradece esses "faxinões". Pode ter certeza sua alma também vai te agradecer e muito! Tente começar um novo ano mais leves e mais limpos de nós mesmos e dos outros.


"De vez em quando você tem que fazer uma pausa e visitar a si mesmo." Audrey Giorgi 


Na limpeza e purificação pela Palavra e no Espírito
Noh Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário