Quero ver na Copa!

​Não sei vocês, mas meus ouvidos doem com esse novo jargão!
Sabem com o que isso se parece?! Com o jeitinho brasileiro, na sua pior tradução, naquela mais descarada!
Falo na pior tradução porque há um lado colorido e divertido desse tal “jeitinho”. É o lado que aparece quando nossos cidadãos, de forma criativa e tipicamente brasileira, usam de jogo de cintura para transpor dificuldades e vencer obstáculos.
Porém, há o lado negro da força, ops, do famoso jeitinho. O lado de querer se dar bem a qualquer custo, o lado de levar vantagem ignorando princípios éticos, humanos e até legais!
Enfim, não gosto do novo chavão e pronto! E para evidenciar minha aversão usarei outro jargão da moda: Não me representa!
Essa nova mania dá a entender que a população não precisa ter o primeiro olhar por parte dos governantes. Que, só porque a visita vem [OS GRINGOS], a casa precisa ser arrumada, bem ao estilo: Pra inglês ver! - nesse caso, para o mundo inteiro ver.
A incoerência da frase me incomoda porque passa a ideia de que o pai de família, que sai pela manhã para defender o pão de cada dia não tem urgência de chegar cedo em sua casa, e mais tarde, ter um retorno tranquilo ao seu lar.
Vemos que o país está sendo “adaptado” para receber a Copa do mundo e os representantes internacionais.
Nosso país rico em belezas naturais, com seu povo trabalhador precisa, não só neste momento, de distribuição justa e digna de riquezas, precisa de um olhar do poder público que vá além das ações paternalistas que existem em nosso contexto social.
O esforço, de deixar o país "confortável" deveria estar na pauta diária dos políticos eleitos pela vontade popular. Vontade essa de ter representada sua voz e sua vez.
Não quero ver na COPA! 
Meu desejo como cidadã, é ver o direito daqueles que se levantam cedo para defender o pão, sendo colocado como prioridade. Quero ver mães que necessitam de auxílio médico, com acesso a um sistema de saúde digno. Pessoas que vêm seus representantes sendo tratados em hospitais de grife, enquanto ela permanece horas a espera de atendimento nos serviços públicos de Saúde a espera de um médico que não vem [Porque não tem!!].
Gostaria muito de ver que realmente a vontade do povo tem sido respeitada e suas necessidades básicas têm sido atendidas.
Mas vejo apenas uma COPA [que se aproxima] cercada de incoerências, de ingerências e inconsequências.
Resta ao povo vestir-se de verde e amarelo, colocar bandeirolas nas janelas, pintar as ruas com desenhos temáticos e não esquecer de colocar o famoso narizinho de bolinha vermelha.
Enfim, estamos em um país conhecido por não ser um país sério não é assim?!
Noh Oliveira
Desabafando

Um comentário: